segunda-feira, 6 de junho de 2011

Princípios Gerais do Socorrismo

Existem três princípios que são: Prevenir, Alertar e Socorrer (P.A.S). Aplicam-se a todas as alterações ou doenças, independentemente da sua gravidade.
A prevenção tem como finalidade reduzir o número de acidentes, caso isto não seja possível, pelo menos pretende-se minimizar as suas consequências. Existem dois tipos de prevenção: a prevenção primária e prevenção secundária.
O alertar tem como objectivo pedir auxilio a pessoal especializado para o local onde o acidente ocorreu. O alerta pode ser executado através do telefone e do Bornes SOS – nas estradas, sendo o número nacional de emergência o 112. É importante salientar que o socorrista quando for alertar não deve deixar o local do acidente sem ninguém, devem permanecer pelo menos uma a duas pessoas.
É importante que o socorrista tenha consciência que o sucesso das suas práticas na grande parte dos casos está relacionado com a destreza, a rapidez e a qualidade das técnicas que o socorrista aplica. Também deve ter em consideração a gravidade da situação estabelecendo prioridades com o objectivo de ordenar e sistematizar as suas actuações.

Desta forma existem dois tipos de socorros: socorros essenciais e socorros secundários. Relativamente aos socorros essenciais trata-se de situações prioritárias que são quatro situações: ACHE, ou seja, Alterações cárdio – respiratórias; Choque; Hemorragia e Envenenamento. Os socorros secundários referem-se a todas as situações que não são referidas no socorro anterior, como por exemplo: queimaduras, feridas e fracturas.


Qualquer que seja o acidente, é dever do socorrista actuar rápido, com calma e correctamente para:

·         Preservar a vida;
·         Evitar o agravamento do estado da vítima;
·         Ajudar no seu restabelecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário